Click & Collect: compre online e recolha em loja em menos de 1h.

Como escolher o revestimento para piscina!

Como escolher o revestimento ideal para piscinas?

Ter uma piscina em casa significa diversão e ótimos momentos em família. Contudo, também implica em manutenção periódica e cuidados essenciais para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Com isso, uma das dúvidas mais frequentes é sobre como escolher o revestimento para  piscina.

 

Os cuidados na escolha do revestimento para piscina:

A composição química da água é um dos fatores que devem ser analisados — pois determinados minerais encontrados nela reagem com a argamassa e o rejunte, dissolvendo-os em pouco tempo.

Além disso, alguns produtos de limpeza usados na higienização da área e certos tratamentos químicos também prejudicam a vida útil dos revestimentos.

 

Também é essencial avaliar a capacidade de absorção de água pelo revestimento — que pode provocar a sua expansão — e sua resistência aos raios ultravioletas, que influenciam no desgaste e no aumento da temperatura do líquido.

O cuidado com possíveis reparos no revestimento para piscina é mais um critério a se levar em consideração. Eventuais rachaduras ou danos na estrutura do material podem ocasionar o desprendimento de peças pequenas e provocar cortes ou machucados em quem estiver no local.

 

Tipos de revestimento interno

 

Azulejo

O azulejo é um dos tipos de revestimento para piscina mais tradicionais porém, se o material não for próprio para piscina, o contato prolongado com a humidade escurecerá os rejuntes e tirará, aos poucos, o tom real do material. 

 

Pastilha de vidro

Muitas vezes a pastilha de vidro é desconsiderada devido ao seu custo elevadodemora na instalação e por conta da necessidade de mão de obra especializada. Esse material exige ainda argamassas e rejuntes específicos e impermeabilizantes.

 

 

Pedras

O uso de pedras ainda não é tão comum como outros revestimentos, mas tem ganho cada vez mais popularidade. Elas garantem originalidade e um visual natural, o qual faz a piscina lembrar mares e rios.

A desvantagem desse tipo de acabamento é o grau de porosidade, o qual favorece o acúmulo de resíduos e obriga o uso de lavadora de alta pressão na limpeza rotineira. Caso elas fiquem encardidas, pode requerer mão de obra especializada para a higienização.

 

Membranas PVC

A solução mais utilizada hoje em dia, uma vez que este tipo de revestimento se adequa a qualquer formato e profundidade de piscina por conta da sua flexibilidade.

Oferecendo ainda uma diversidade imensa de padrões, estilos e tonalidades. E ainda com opções de acabamento antiderrapante, para uma maior segurança.

 

Trata-se de um processo mais rápido que o tradicional, já que o material é impermeabilizante, o que ajuda a reduzir uma das etapas da construção da piscina. Além disso, o acabamento deste tipo de revestimento cria um especto visual mais uniforme, o que facilita também na sua limpeza.

 

Vantagens:

  • Excelente resistência à proliferação bacteriana;
  • Estabilidade à radiação UV e manutenção da cor;
  • Resistência à abrasão o que garante um conforto ao toque e facilidade de limpeza;
  • Resistência adicional conferida pela camada de verniz adicional;
  • Diversidade de cores e padrões;
  • Opção de acabamento antiderrapante
  • Possibilidade de personalizar com uma imagem de fundo
  • Instalação limpa, sem ruídos e em metade do tempo de qualquer outro revestimento.

A diversidade de padrões, estilos e tonalidades é hoje uma realidade e a maior dificuldade na hora de escolher.